Quem escreve

“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.” Clarice Lispector

Olá, queridos leitores e escritores!

Sejam muito bem-vindos ao meu cantinho virtual.
Sou Mariana Hammer, leitora voraz desde que me entendo por gente, formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná e atualmente cursando a pós-graduação em Escrita Criativa oferecida pela Nespe.

Minha Jornada Literária

Minha história com as palavras começou lendo os gibis que minha avó guardava em uma grande caixa embaixo da cama. Contudo, foi ao me deparar com “Morte no Nilo”, de Agatha Christie, que o interesse pela leitura despertou em mim.

Aos 15 anos, então, eu pedi de presente de aniversário o livro “O Senhor dos Anéis”, e a partir daí nunca mais larguei a literatura fantástica. Essa obra me marcou profundamente e acredito que o meu gosto literário ainda hoje é influenciado por ela.

Como eu sempre digo: tudo é melhor com magia.

Conexão com a Cultura Brasileira na Inglaterra

Em 2019, acabei mudando para a Inglaterra, e foi nesse novo cenário que senti uma saudade profunda da cultura brasileira. É engraçado como eu não prestava tanto atenção nela enquanto morava ainda no Brasil. Precisei me afastar do país para que meus olhos se abrissem.

Língua, culinária, festividades, costumes… Tudo em outro país é tão diferente que meu coração ficou apertado de tanta saudade. Comecei até a estudar bossa nova através de aulas de canto, buscando uma conexão mais íntima com as minhas raízes.

Aqui chamam essa sensação de home sick. É… eu estava com muita home sick

Foi assistindo à série Supernatural, então, que uma epifania surgiu: sabemos muito sobre monstros e criaturas místicas de outras culturas: fadas, vampiros, trolls, elfos, pé grande, centáuros, banshees, e tantos outros, mas pouco exploramos os fascinantes monstros do folclore brasileiro.

Explorando o Folclore Brasileiro

A partir desse insight, embarquei em uma jornada de estudo sobre o folclore brasileiro. Descobri as criaturas mais terríveis e fascinantes que eu poderia imaginar, repletas de mistérios e tradições.

Eu acredito que grande parte das pessoas, quando escutam a expressão folclore brasileiro, pensa nas descrições lúdicas dos personagens que figuraram nos livros infantis de Monteiro Lobato – o saci-pererê, a cuca, o curupira. Mas nosso folclore é muito – muito – mais rico! E, por diversas vezes, aterrorizante.

Essa descoberta me inspirou e algo mágico surgiu a partir daí.

Retorno à Escrita e Sonho Realizado

Escrevi avidamente na adolescência, mas o ingresso na Universidade e a chegada do meu filho fizeram com que eu deixasse um pouco de lado essa paixão. Durante esse tempo, explorei a escrita apenas através de pequenos contos e crônicas. Alguns vou deixar aí, se vocês tiverem interesse em ler.

No entanto, assim que a vida desacelerou um pouquinho, e com a inspiração que o estudo do folclore nacional me proporcionou, a vontade de escrever voltou com força total e comecei a dar vida ao meu sonho: escrever meu próprio livro. Em 2021 comecei uma história que foi criando vida e proporções que eu nunca poderia imaginar.

É claro que ser uma leitora voraz não significa ser escritora. Tive muitas dúvidas e inseguranças no começo desse trajeto e precisei procurar ajuda. No final de 2021, fiz um curso chamado Escrevendo Ficção, que abriu meus olhos quanto às técnicas de escrita, e ele foi o pontapé inicial para que eu voltasse a estudar. Assim que o curso terminou, comecei uma pós graduação em escrita criativa e, no momento em que escrevo aqui, estou prestes a iniciar o segundo e último ano de curso.

De lá para cá, já terminei o rascunho do meu livro. Como ele ficou extenso, achei melhor dividir em dois. O primeiro deles já está nas mãos da revisora crítica e com horas contadas para a publicação.

Esse livro é um sonho a ser realizado, resultado de incontáveis horas de dedicação e muito carinho. Mal posso esperar para compartilhar essa aventura com todos vocês.

O Que Esperar desse Blog

Desde que comecei a estudar escrita, a minha dedicação para com a leitura se multiplicou. Um grande escritor deve ser, antes de tudo, um excelente leitor e considero a leitura um complemento aos meus estudos. E já que eu estava consumindo diversas obras, e aprendendo tanto sobre escrita, eu pensei: por que não compartilhar isso?

Assim nasceu meu Bookstagram:

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

E, aproveitando a deixa, criei logo um Bookthreads, um Booktok, uma página no Pinterest e, agora, esse blog.

Neste espaço, você encontrará uma mistura de dicas de escrita, citações inspiradoras, resenhas de livros que me conquistaram, atualizações sobre minhas futuras obras e, aproveitando a deixa, uma ou outra curiosidade sobre o fascinante país que agora chamo de lar, a Inglaterra.

Este blog é mais do que um espaço para compartilhar dicas; é um convite para explorar o universo encantado da leitura e da escrita.

Junte-se a mim nesta jornada literária! Compartilhe suas experiências, faça parte das discussões nos comentários! Estou animada para criar uma comunidade onde a magia das palavras nos conecta.

Obrigada por fazer parte desta aventura!

Com carinho,

Mariana Hammer